Mais 10 dicas do melhor de você, para você e para o mundo

março 03, 2017

PALAVRAS DO CORAÇÃO

Na primeira parte desta postagem falei sobre as dez primeiras dicas sobre o melhor de você para você e para o mundo. Um apanhado de temas positivos para pensar e colocar em prática que recebi pelo correio de uma pessoa muito querida (espia aqui) e que dividi em duas partes para não ficar muito longo. 


Hoje vou escrever sobre as dez que faltam e teremos vinte boas coisas para exercitar através de ações, escolhas e atitudes. A matemática do bem!!!



11- Sorria: Não é bobagem dizer que um sorriso vale mais que muitas palavras. Quantas vezes a gente entra em um ambiente que não conhece, se sente perdida (o) e aí alguém olha para você e sorri um sorriso do tipo “oi tudo bem? ”  ou “seja bem vido! Que bom que está aqui” e que te deixa mais tranquila (o) e relaxada (o)? Ou você está em uma loja e a pessoa te atende com aquele sorriso de “olá!! Que bom ter você por aqui!!” e você pensa “preciso voltar mais vezes”. Sorriso faz bem para quem sorri e para quem acolhe o sorriso, dizem até que evita rugas! Se evita mesmo eu não sei, mas que, cara fechada não atrai ninguém e envelhece... com certeza!



12- Aceite sempre uma mão estendida: uma verdade diante da nossa tendência humana e egocêntrica: temos mais facilidade em estender a mão do que aceitar ajuda. Não fazemos isso conscientemente, mas é só relembrar situações corriqueiras em que alguém pergunta gentilmente “precisa de ajuda?” ou “posso de ajudar em alguma coisa?” e o que a gente responde? “não, obrigada”. Geralmente fazemos isso no piloto automático e nem percebemos. Permitir que o outro te ajude é permitir que ele crie um momento feliz para ele mesmo! Você não se sente feliz quando é útil para alguém? Então! Se a ajuda alheia será boa para você, abra espaço e compartilhe esse momento!



13- Pague suas contas em dia: Conheci uma pessoa que vivia de negociar dividas no banco. Ela pregava que era um meio bem mais econômico de viver. Cultivava a dívida até o banco pedir arrego e tentar negociar, e então, ela fazia a oferta bem, mas bem, mas bem mais baixa que o montante total. Economizava? Até que sim, mas e aí? Viver assim é saudável? Não é mais interessante ser pessoa correta e responsável? Partindo do princípio de que o Universo nos trás de volta o que enviamos, acho que esta cidadã está na contramão das boas atitudes... né não? Continhas em dia e a cabeça “tranquilex”!


14- Não reze para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem: não vejo muita lógica em rezar para pedir coisas, coisas a gente conquista certo? Geralmente nada cai do céu, trabalhamos e nos dedicamos para conquistar o que queremos. Acho que tem mais lógica pedir pelas ferramentas necessárias para “pescar”?! A sabedoria e a coragem são bons combustíveis para garantir uma pescaria das boas, e agradecer... hum... boa pedida para tudo. Aprendi recentemente que a gente não deve agradecer apenas por questões espirituais, emocionais e sentimentais, mas também pelo material. Afinal de contas, mesmo que tenhamos conquistado tudo com muita dedicação e suor, Papai do Céu tem seu dedinho em tudo! Então... “agradicida” por tuuudooooo sempre!!!! 

15- Dê as pessoas uma segunda chance: “vamu cumbiná” que todo o mundo erra. Quem nunca fez uma bobagenzinha que podia ter passado sem e depois só restou mesmo pedir desculpas? Pois é, faz parte. E já que estamos longe da perfeição, dar uma segunda chance pode ser um exercício importante para o crescimento pessoal.  Mesmo quando se trata de coisas maiores e que magoam mais. Cada pessoa é um mundo único e nem sempre a opinião sobre o que é ou não é bom, ideal e certo... combina, e aí rolam as pisadas de bola. Mas também temos que admitir que existem por aí “pisadores de bola” profissionais e é quando entra um “trem” chamado bom senso. A segunda chance é sempre um voto de confiança e ainda da para pensar em terceiras e quartas chances, desde que seu coração e sua alma não estejam sendo despedaçados por atitudes que nunca mudarão. Viu? Bom senso. E vamos esperar o melhor!


16- Não tome nenhuma decisão quando estiver cansada(o) ou nervosa(o): Cabeça quente, pensamento agitado e bagunçado, ansiedade a toda, cansaço físico e mental, não são amigos das decisões bem tomadas. Respirar, deixar a poeira baixar, pensar, avaliar, criar um momento propício para seu coração e seu cérebro estarem em equilíbrio e agirem juntos... principalmente o seu coração... respira!


17- Respeite todas as coisas vivas, principalmente as indefesas:  tem gente que não entende bem o que isso significa e acha bobagem respeitar tudo a volta, mas vou, para os menos sentimentais, simplificar e exemplificar usando um assunto “técnico”: leis de trânsito. Hein???!!! É simples. Quando você tira carta e estuda aquele mundaréu de leis e placas aprende, ou deveria aprender, que os grandes são responsáveis pelos menores; assim sendo, os caminhões precisam respeitar e se preocupar com carros, motos, bicicletas e pedestres; carros precisam respeitar e se preocupar com motos, bicicletas e pedestres; e assim por diante. Tudo bem que não é bem isso que acontece, mas a lei existe por um motivo, respeitar a vida... e é exatamente do que estamos falando. Estamos no topo da cadeia e, portanto, somos responsáveis por tudo o que vem “abaixo”de nós. O que, para os espiritualistas é bem mais fácil de entender, pois é fato partirmos do princípio de que somos parte de um todo, filhos do mesmo Criador e assim, tudo o que vive merece nosso respeito, pessoas, animais e toda a natureza, que aliás, não está aí para ser destruída e destroçada para o enriquecimento de alguns, mas para manter a vida em equilíbrio para todos!!!


18- Dê o melhor de si no seu trabalho: Doamos ao trabalho a maior parte do nosso tempo pelo simples fato de precisarmos sobreviver, crescer e ter qualidade de vida. Encarar o trabalho, seja ele qual for, como um simples meio para obter um salário no final do mês, pode não ser a melhor forma de usar a maior parte do seu tempo. Não importa qual a sua profissão, ou emprego, dê o melhor de si, o Universo te devolve sempre muito mais do que você doa... o que isso significa? Que alguém te contratou para que você assuma uma responsabilidade, está confiando a você um determinado trabalho ou função e espera ter um bom resultado. Quando você realmente se dedica e vai além das expectativas, naturalmente muda de patamar. Se seu esforço não está sendo reconhecido vá em busca de mudanças, mas sempre com o melhor que você tem. É um bem para você mesmo e para todos ao seu redor, afinal, muitas vezes o resultado do que se produz interfere na vida do outro ou no resultado do trabalho de um colega. Então... Força na peruca!!!!


19- Seja humilde, principalmente nas vitórias: Humildade parece uma palavra simples, não parece? Mas experimenta explicar o que ela significa ou qual o seu sentido, para você e para os outros! Pois é, “né  facim” não! Minha salvação... wikipedia...hahaha! Fui lá pedir socorro e resumindo, apesar de ser uma palavra com muitas definições conforme a linha filosófica ou religiosa, a galera concorda ao menos com uma coisa: 

“Para além das diferenças em termos de conceito, as pessoas partilham da mesma visão sobre a humildade como sendo a característica que levam as pessoas a realizarem uma ação sem proclamar os seus resultados. Suponhamos, por exemplo, que um homem joga bem futebol e que é humilde, este não deverá apresentar-se aos outros na qualidade de “melhor jogador” nem como sendo “o jogador que sempre marcou a diferença graças ao seu talento”. (Veja o original aqui)
E dispensemos maiores comentários... néééé´!!??


20- Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso. Existe uma coisinha, um certo dispositivo automático que faz parte de nosso pacote de itens de fábrica chamado bom senso, popularmente conhecido como desconfiomêtro; de suma importância e que rege boa parte do que somos e fazemos. Tem gente que tem e tem gente que veio sem! Apesar de preferir acreditar que este não seja um item de luxo, temos que admitir que são poucos os que estão em pleno funcionamento! Mas... não se desespere!!! É algo que pode ser desenvolvido, nada está perdido! Porém, apesar da extensão de sua ação, a questão aqui é especificamente sobre o bom senso quanto ao que temos a dizer ao outro. Pense, pense, pense, pense mais um pouco e depois pense novamente no que vai falar. Palavras não voltam para o mesmo lugar de onde vieram, uma vez ditas, criam vida, sentido e aí seguem dois caminhos: para construir ou destruir. Por isso, se em algum momento você não tiver coisas positivas, construtivas e agradáveis para serem ditas... respire, conte até dez, repense e se necessário... cale-se. Pode ter certeza, você não perdeu nada, só ganhou e ainda poupou alguém de sofrer com palavras mal colocadas. A esperança pode ser destruída com muita facilidade, pouquíssimas silabas e total falta de bom senso!

Então é isso gente boa, aqui fechamos as vinte dicas da tia avó que veio munida com bom senso versão Premium e dispositivo extra de fé e força, modelo em extinção, mas que inspira... e como inspira!!! “Reflita... e que as ações confirmem as palavras”!!!

Curtiu o post de hoje? Então me ajude na divulgação do ohdecasaa compartilhando com os amigos nas redes sociais! 

Quer dar a sua opinião, sugestões e pitacos? Use e abuse dos comentários!!!!. Se quiser acompanhar o blog, é só assinar a newsletter (custo zero) e receber todas as postagens em tempo real. Aviso aos navegantes: não envio spam.

Beijos, beijos!!


You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!