09
mar
2017

costurinha

Hoje decidi fazer a primeira postagem no Faça Você Mesmo dentro do subtema Eu Que Fiz. As postagens que já moram lá (sobre a manta jeans) foram relocadas de outro cantinho do blog, então achei uma boa ideia retomar com chave de ouro e convidar você para a inauguração oficial desse meu novo mundo DIY!!! Já que costurar acabou tornando-se uma atividade importante na minha vida, nada mais estimulante do que compartilhar com vocês as minhas aventuras do corte e costura.

Para começar, estou focada em coisinhas para casa e obviamente minha pessoa não iria dar o primeiro passo com algo “facim facim”. Tem que complicar, senão fica sem graça, néééé!!??? Confesso que a oportunidade bateu em minha porta. Uma cliente antiga entrou em contato comigo para fazer umas revisões no décor do apê (projetado “pour moi”) e dentre suas necessidades estava uma revisão nas toalhas de mesa que, diga-se de passagem, é difícil achar algo “diferente” por aí! Então… disse eu: “Se você quiser, eu faço!”. E aí ela respondeu: “Tá bom!”. E aí, lá vou euzinha, saltitante, a caça de tecidos que pudessem somar brilhos nos olhinhos dela e de quem a visitasse.

O primeiro passo é medir a mesa, pois hoje em dia, apesar de existir algumas dimensões padrões, muita coisa é sob medida. Depois defina o caimento das laterais e aí, faça a conta para descobrir a quantidade de tecido. Eu fiz a toalha dupla face e canto mitrado duplo, ou seja, a metragem de tecido é dobrada e o canto mitrado é quase uma terceira medida de tecido, pois não deve ter emenda aparente. A quantidade de material foi grande, mas valeu a pena.

Em seguida, com uma amostra de tecido da cadeira, fui em busca de possíveis combinações. Escolhi uma das cores da estampa para desenvolver a combinação da toalha, e claro, existem alguns limitadores, como por exemplo, não achar muitas opções que realmente combinem. Depois… fui fazer duas aulas de costura…kkkk. O Canto mitrado duplo em peça grande é grau ninja de costura e eu queria um resultado 100%, então, fiz as aulas para aprender alguns segredinhos que levariam anos para descobrir sozinha, mesmo com o senhor Google como fonte de pesquisa e ótimo professor, tem momentos nessa vida que só olho no olho resolve.

Deu trampo? Deu trampo!!! Mas espia se não valeu a pena!!!

toalha-mesa-canto-mitrado-ohdecasaa-556x412

toalha-mesa-canto-mitrado-ohdecasaa-518x396

E foi entregue assim, passada, dobradinha dentro de uma caixinha… só faltou laço… me contive…rsrsrs.

toalha-mesa-canto-mitrado-ohdecasaa-517x388

Como a mesa dela fica encostada no painel de madeira da TV e não foi projetada para ser arrastada, a toalha não tem barrado deste lado. Foi feito um acabamento em viés, fechado à mão e idealizado para apenas encostar no painel, ao invés de cair, como nos outros três lados (sorry, se não está passadinha, chegou na caixa e colocamos na mesa!!).

E assim começa, como eu havia prometido aqui (clique para ver), o novo momento do Faça Você Mesmo do blog ohdecasaa. Minhas experiências e produções do mundo da costura diretamente para você leitor(a) que adora passar o tempo entre linhas e agulhas e também curte compartilhar aprendizados.

Gostou do post? Ele foi útil para você? Então me ajude na divulgação do ohdecasaa compartilhando com os amigos nas redes sociais! É só clicar nos botões ali do ladinho do titulo da postagem do dia! Tem dúvidas sobre o tema? Pode deixar sua pergunta nos comentários!Quer dar sugestões e pitacos? Também pode!!!Se quiser mostrar um cantinho “mara” que você ajeitou e ficou “loco” de lindo, mande para o Hall da Fama! (clique aqui para saber como fazer) ou envie pelo e-mail contato@ohdecasaa.com

Beijos, beijos!!

Autor
Escrito por

Assuntos Relacionados

Pensa numa pessoa felizinha, que olha para sua produção DIY e sorri,...

Pois é, cá estou na labuta do faça você mesmo furando o...

Estou animadíssima com a ideia de fazer a manta jeans. Sou fissurada...

Ao escrever o editorial de 2015 (leia aqui), falei sobre...

Newsletter

Inscreva-se e receba as postagens no seu e-mail.


Importante: Eu não envio spam!