A Muralha
março 24, 2015
PALAVRAS DO CORAÇÃO
Sabe aquela pessoa simpática, educada, que toma cuidado com as palavras que usa. Que parece frágil, ingênua e ainda por cima aparenta ser mais nova? Então, aquela mesmo que todo o mundo acha que não é lá muito capaz para tomar decisões, fazer escolhas ou lutar pelo que quer?
Invariavelmente, quando ela começa a dizer o que pensa sobre algo importante, alguém mais do que rapidamente interrompe, pois sabe (ou pensa que sabe) exatamente o que será dito e não quer perder tempo com coisas de pouco ou nenhum sentido.
Que experiência de vida tem este ser de feições delicadas e voz de menina para pensar que pode dizer algo melhor ou mais inteligente do que outra pessoa diria?
Imaginação é coisa que vai além da criatividade artística e de alma, é também conceber, ou imaginar, que dentro do pacote embrulhado com ingênuo esmero pode ter um conteúdo tão interessante e surpreendente que só mesmo quem não tem pressa em julgar, consegue enxergar.
Quem pode garantir o que vai dentro desses olhos redondos além do que sai pela boca de palavras educadas? A única coisa que se pode garantir é a confiança conquistada com atitudes, pois as palavras fáceis são esquecidas ou deixadas para depois.
Assim como, aquela pessoa doce pode ser pré-julgada como pouco capaz, outros pré-julgamentos também existem, exultando falsas qualidades ou plantando defeitos, é o que se chama de pré-conceito, no sentido de tirar conclusões sem conhecimento suficiente sobre o assunto ou a pessoa.
Não avalie o que o espelho vê e não dê ouvidos às palavras filtradas, observe as escolhas feitas e os motivos pelos quais essas escolhas ainda persistem. Acreditar em si mesma é o primeiro passo para caminhar sem grandes tropeços (porque eles existem e são necessários para nosso aprendizado).
Defender o que você acredita ser o certo é cuidar de você com carinho e respeito, um cuidado que ninguém mais pode ter, porque ninguém mais pode sequer imaginar o que vai dentro de você. Deixe que a aparência engane quem quer ser enganado, não se magoe por isso. Quem julga pela aparência esquece que todo presente precisa de uma caixa, que feia ou bonita, não define o que tem dentro.
Seja uma muralha, nunca abra mão do que é importante para sua saúde emocional, mesmo que outras pessoas tentem convencê-la de outros pontos de vista, elas não conhecem as consequências das suas escolhas tanto quanto você.
Exercite não pré julgar quem você não conhece bem e cultive as pessoas que querem saber quem você realmente é.
Beijo, beijo
0 comentários