Antes e Depois do roupeiro
janeiro 26, 2015
ORGANIZAÇÃO
Sempre que decido organizar algo em casa é porque a situação já está me incomodando há um bom tempo. Imagina o dia corrido de sempre, com uma lista enorme de coisas para resolver e mais uma centena de afazeres surpresa invadindo as entrelinhas da lista, sem pedir licença! Os meus dias são invariavelmente assim, e fica ainda pior quando você precisa de algo e não acha, certo? Você olha para o armário desmoronando e pensa: São Longuinho, vem me ajudar vai!!
Vamos imaginar que o Santo protetor dos distraídos está de férias e que só você pode resolver o seu problema. Hoje vou dar dicas e boas ideias para roupeiros. Sei que não é todo mundo que tem um espaço como esse em casa, mas as soluções são dinâmicas e podem ser utilizadas em um armário onde você guarda o mesmo tipo de material que este roupeiro armazena.
As imagens de antes e depois estão juntas, para que você possa ver a diferença e sentir como é bom ter tudo organizado e fácil de usar.
O primeiro passo é avaliar cada item e decidir o que fica e o que vai embora. Separe em quatro partes:
1- Tudo o que você tem certeza que é útil e está 100% usável.
2- As coisas que são úteis, mas precisam de um reparo ou concerto.
3- Tudo o que está inteiro, mas não tem mais razão de existir na sua casa e pode ser doado.
4- E por fim, as coisas que não têm mais salvação e vão direto para o lixo. Fique atenta para o descarte consciente.
Em uma passada de olhos rápida pelas fotos, dá para notar que o volume de itens diminuiu muito.
- Toalhas e lençóis foram avaliados um a um. Peças manchadas, desbotadas e muito surradas foram retiradas e doadas.
- As que ficaram foram reorganizadas em conjuntos e divididas para cada uso: solteiro, casal e hóspede.
- É legal montar uma lista de itens que estão faltando para completar os conjuntos, definir quantas fronhas, lençóis e as cores necessárias para completá-los. Assim, quando você sair às compras, será muito mais fácil.
-Na hora de decidir a localização das coisas, procurei dar destaque e facilitar o acesso dos itens referentes ao casal, por isso os lençóis e toalhas dos donos da casa estão na prateleira que fica na altura dos olhos. Os demais conjuntos foram separados com a seguinte classificação: filho e esposa, filha, neta e hóspedes. Cada pilha identificada por escrito com uma etiqueta.
Lembre-se, se mais de uma pessoa usa este espaço é preciso deixar tudo muito claro e objetivo para que todos coloquem os objetos sempre no mesmo lugar. As dobras foram feitas de acordo com o espaço disponível.
Além de conhecer os segredinhos de uma boa organização, também é importante desenvolver sua criatividade. A foto do antes (acima) ficou meio distorcida, mas dá pra ver que as prateleiras não estavam resolvendo o problema. As toalhas de mesa estavam empilhadas e escorregavam cada vez que uma era requisitada.
A solução foi retirar uma das prateleiras e instalar um cabideiro, desses de armário. Contei as toalhas e caminhos de mesa e pendurei em cabides. Não amassa, é fácil de tirar e recolocar no lugar. Embaixo, os guardanapos de tecido sem nenhuma dobra. Para protegê-los, você pode colocá-los em uma caixa grande com tampa ou um envelope de TNT com dimensão suficiente.
A armazenagem de produtos de higiene subiu uma prateleira, facilitando a visualização e o acesso. Utilizar organizadores garante que pastas de dente, sabonetes e outros itens não escorreguem o tempo todo e se misturem.
Na prateleira de baixo ficaram os aparelhos de saúde: massageadores, medidor de pressão e outros, também com fácil acesso e visualização.
Na penúltima prateleira da esquerda ficaram os materiais pouco usados e que posteriormente serão armazenados em um container. Isso não foi feito ainda devido a dificuldade em achar um com a dimensão certa mas, de qualquer maneira, foi organizado de forma que se o container nunca existir, tudo continuará no lugar.
As malas, em número maior que o espaço disponível, foram selecionadas e retiradas as que estavam com defeito ou muito usadas, e mantidas apenas as realmente úteis. A maior e mais flexível serviu para guardar as demais menores e dobráveis, tipo mochilas e ficou no fundo da prateleira por ser pouco usada. As três malas da frente precisam apenas ser puxadas para pegar a estrada, e não armazenam nada enquanto guardadas, pois são mesmo muito requisitadas.
O aspirador já estava bem solucionado, suas peças ficam dentro de uma caixa ao lado do aparelho. Quanto aos bonés, o primeiro debaixo tem um enchimento para molda-lo e os demais foram sendo encaixados até montar a pilha.
Depois de organizado, alguns poucos segundos são o suficiente para achar qualquer coisa que se precise neste roupeiro.
Organizar é ou não é uma solução para a constante falta de tempo? Use o seu com que realmente vale a pena e não cavoucando pilhas de coisas bagunçadas!
Como você organiza suas roupas de cama e toalhas de banho? Conte o que deu certo!
As dicas de hoje foram pontuais, baseadas em uma situação real. Espero que tenha sido útil para você também.
Beijos, beijos!
0 comentários