Eletrodomésticos sem erros - 16 dicas
agosto 28, 2015
DECORAÇÃO
Muitas dúvidas e inseguranças estão presentes no processo de pesquisa e compra dos eletrodomésticos. Quanto mais você se propõe e ter a cozinha dos sonhos, maior a preocupação na escolha da chamada linha branca, o que também vale para a lavanderia.
A linha branca é composta pelos eletros de maior porte que, quando bem escolhidos, além de facilitar a sua vida, podem dar o tom e a personalidade da sua cozinha.
A postagem de hoje é para ajudá-la (o) nessa empreitada, que parece ser mais difícil do que realmente é, com dicas simples e rápidas:
01- Considere o tamanho da sua família, a frequência de se cozinhar em casa e de se fazer compras para definir tamanhos de geladeiras, fogões e máquinas de lavar que se adaptem a suas necessidades;
02- Eletrodomésticos são sinônimos de elegância e personalidade na decoração da cozinha. Surge a dúvida: linha branca ou inox? Avalie seu estilo, uma cozinha tradicional comporta eletros brancos. Se você prefere um tom moderno, o inox é boa escolha. A primeira é geralmente mais em conta que a segunda. Ousadia também é permitida e já há alguns modelos coloridos disponíveis;
03- Fique atenta (o) à voltagem utilizada na sua cidade ou região. Alguns lugares oscilam entre 127 e 220V e verifique o produto antes da compra;
04- Observe as características de consumo, hoje muitos possuem o selo indicativo com classificação de A a G para a eficiência energética. Também é importante avaliar o consumo de energia (KWh/mês);
05- Esteja sempre com a trena em mãos. Se sua cozinha está pronta, meça os vãos disponíveis e leve tudo anotado (altura, largura, profundidade) e confirme se o modelo que você escolheu cabe na sua cozinha. Cuidado na hora da empolgação, adquirir um modelo maior que o necessário pode ser tentador, mas não será saudável para o seu bolso e nem para sua casa.
06- Se você está construindo, defina os eletrodomésticos juntamente com o projeto de mobiliário sob medida, não é necessário comprá-los nesse momento, mas é importante decidir modelos para ter conhecimento das dimensões. É muito importante que o projeto esteja finalizado antes de entrar na etapa de elétrica e hidráulica da obra, pois os pontos devem estar de acordo. Se houver a possibilidade de contratar um profissional para desenvolver o projeto, ele poderá auxiliá-la (o), inclusive, na escolha dos modelos que serão mais úteis para você e as dimensões ideais.
06- Se sua obra está a passos lentos, fique atenta (o) a possibilidade dos produtos escolhidos saírem de linha, se for o caso, entre em contato com o fabricante para conferir;
07- Não esqueça que geladeira, fogão, máquina de lavar louças e forno precisam de espaço para a abertura da porta, cuidado para não atrapalhar a circulação.
08- Se você decidiu comprar em um grande magazine, verifique se na sua cidade há empresa autorizada da marca escolhida para instalação dos produtos, assim você não perde a garantia.
09- Se a compra será feita em loja do tipo boutique de eletrodomésticos, geralmente é oferecida indicação de pessoa especializada e autorizada para a instalação. Atenção, nenhuma loja se responsabiliza por essa etapa, apenas indica quem pode fazê-lo.
10- Não se esqueça de considerar suportes e afins para geladeiras e fogões de piso, são peças que alteram a altura final do eletro e pode impedir seu encaixe, depois do móvel pronto ou ser pouco confortável para você;
11- Coifa: fique atenta (o) ao tamanho do fogão e da cozinha, assim você garante a melhor escolha (veja a postagem “Coifa ou depurador”, “Coifa trabalhando com depurador” e “Como instalar a coifa”).
12- Fornos de embutir: a gás costumam ter valor mais elevado em relação ao elétrico tratando-se das grandes marcas, pois possui tecnologia que o deixa mais eficiente. Já as marcas mais populares, a diferença entre um e outro não é tão grande.
13- Geladeira: verifique o selo Procel de economia de energia, pois a geladeira é a maior consumidora de toda a família de eletros. Se o modelo escolhido oferece dispenser de água, você precisará de um ponto para alimentá-la.
14- Máquina de lavar louças: cuidado na escolha do número de serviços. Ao adquirir um modelo grande demais para as suas necessidades, você pode sofrer com um dos dois efeitos colaterais: ou você precisará de mais louças para compensar a espera até encher a máquina ou ela funcionará sempre com pouca louça, o que significa desperdício de água e energia.
15- Pesquise sobre o ruído do equipamento, converse com o vendedor e também com pessoas que já adquiriram o produto;
Resumindo: Tenha em mente suas necessidades, quanto você dispõe para investir e a disponibilidade de espaço. Esteja atenta (o) ao momento da obra para saber quando é preciso escolher e quando comprar e boa sorte!
Você já passou pelo processo de escolha dos eletros? Tem sugestões para dar aos leitores? Ou ainda está vivendo o momento e tem dúvidas? Poste nos comentários.
Beijos, beijos!!
0 comentários