lavar-louca-cozinha-622x429

Na postagem anterior sobre como economizar água no banheiro (leia aqui), prometi dar continuidade às dicas para outros ambientes. Hoje, vamos à lista de “boas maneiras” para poupar nossa santa água na cozinha também!

Confesso que nem sei por onde começar, pois existem muuuuitas dicas legais e espero, sinceramente, que você as incorpore no seu dia a dia, mesmo que aos poucos. Como já comentei antes, é só questão de transformar algo novo em hábito e aí, ninguém te segura mais!!!

Então, vamos às “diquénhas”:

Lavando a louça:

limpar-o-prato-602x418

01- Primeiro limpe toda a louça retirando os restos de alimentos. Essa “coisarada” toda dentro da pia só vai entupir o ralo e dificultar o trabalho. Atenção, não faça isso com a esponja, os resíduos que ficam nela, você dificilmente consegue limpar por completo, e são eles que transformam sua esponja em morada de microorganismos do mal, tipo coliformes fecais (restos de comida em decomposição); use um talher ou guardanapo de papel absorvente, que tira praticamente tudo;

separe-a-louca-531x458

02- A ordem na lavagem também ajuda a economizar. Organize a louça antes de começar essa tarefinha diária e meio chatinha. Deixe fora da cuba os copos e toda a louça sem gordura e coloque dentro da cuba panelas, talheres, pratos e tudo que parecer difícil de lavar. Provavelmente não vai caber tudo e nem é recomendado, por isso, a dica é colocar por etapa:

– Primeiro os pratos e talheres dentro da cuba e em cima deles, lave os copos e louças sem gordura. Toda a água com sabão que cai ajuda a eliminar uma boa parte dos resíduos que sobraram. Assim, além de economizar tempo e detergente, você também poupa a esponja.

– Os pratos estarão cheios de água, tire-os de dentro da cuba, vá jogando essa água dentro de alguma panela que precise ficar de molho (tem coisa que gruda e só promessa desgruda!) e coloque outro grupo de louças “jogo duro” dentro da cuba. Pode ser panela, assadeira, tigela. Fique atenta, sempre que, o que estiver dentro da pia encher, aproveite essa água em louças que precisam ficar de molho, mas ainda estão na fila do banho.

– Vá colocando as panelas piores e sempre aproveitando as que estão sendo enxaguadas para “pré-lavar” as danadinhas mais difíceis.

fechar-torneira-coz-459x458

03- A dica mais ouvida, desde sempre, é que não se deve ensaboar a louça com a torneira aberta e sim, ensaboá-la em grupos e só então, abrir a torneira para enxaguá-las. Pois é, acho que essa dica já está até ultrapassada! Considerando a gravidade da situação, a gente tem que economizar mais ainda. Funciona assim:

– Você ensaboa um grupo de louças, talheres e/ou copos;

– Abra a torneira para enxaguar um prato, por exemplo, e então, feche logo em seguida, pois você leva um tempo para colocar a louça no escorredor e pegar outra para enxaguar e esse tempo custa água. Fechar e abrir a torneira cada vez que você termina de enxaguar uma peça economiza mais água ainda. Tem gente que enxágua duas peças de uma vez, mas tem quem não consegue… então, faça como eu! Para mim já ficou no piloto automático e nem percebo mais que abro e fecho tantas vezes.

louca-secando-520x450

04- Se sua cozinha tem espaço, deixe a louça secando sozinha, você poupa tempo e pano de prato, que não precisará ser lavado aos montes e assim, economiza mais um téco de água!

lavar-verdura-581x451

05- Ao lavar verduras e legumes, deixe um recipiente dentro da cuba para armazenar essa água que é, praticamente, limpa. Utilize-a para regar plantas.

como-lavar-vegetais-622x416

06- Se você deixou as verduras de molho em algum produto para matar os “bichinhos”, armazene-a junto com a água para limpeza; essa água não é legal usar nas plantas, mas ainda é útil para alguns tipos de limpeza.

lavar-loucas-com-pouca-agua-590x414

07- Para todas as tarefas, use sua sensibilidade e note que, não é necessário utilizar a torneira aberta no máximo. É possível fazer todas essas ações, com uma saída bem contida de água e, ainda sim, terá o mesmo resultado.

copo-com-agua-603x407

08– Algumas empresas já instituíram a caneca individual para água, cada um tem a sua e nada de consumir copos de plástico. Que tal usar a mesma ideia em casa? Cada um tem seu copo ou caneca para usar o dia todo (para beber água) sem precisar lavar todas as vezes que utiliza. Lave à noite e deixe no escorredor para o dia seguinte.Ou utilizar uma garrafinha que você pode ir reabastecendo durante o dia!

lava-louca-460x467

09- Utilizar máquina de lavar louças é comprovadamente mais econômico que lavar da forma convencional. Portanto, se você tem essa “modernidade” na sua cozinha, bota a criatura para trabalhar e procure utilizá-la sempre cheia, para que compense o uso da água e da energia. Também fique atenta(o) ao programa escolhido, são várias opções para situações diversas de acordo com o que você coloca na máquina, ou seja, são programas que usam quantidades diferentes para cada grupo de louças: só copos, panelas, tudo junto, etc… explore e aprenda a usá-los, economiza mais ainda!

caldo-legumes-599x415

10- Quando você cozinhar legumes, (por exemplo: beterraba, cenoura, etc) guarde essa água para cozinhar feijão, arroz, fazer um caldo ou uma sopa, economiza e ainda ganha de brinde as vitaminas que ficaram na água.

descongelar-alimento-412x473

11- Não use água para descongelar alimentos, programe-se e retire-os do congelador ou freezer na noite anterior e deixe descongelando dentro da geladeira, é mais saudável também.

copo-com-agua-594x422

12- Aproveite os cubos de gelo que sobraram no seu copo e jogue-os nos vasos de plantas, elas também precisam de água e a coisa está feia para todos!

arejador-torneira-coz-456x461

13- Para otimizar ainda mais a economia de água, instale um arejador na torneira.

lavar-com-espuma-563x457

14- Não exagere no detergente, quanto mais espuma, mais água para enxaguar.

Então é isso pessoal. Ficar atenta (o) aos hábitos antigos e revisá-los é muito importante para que consigamos encontrar harmonia entre a nossa sobrevivência e o que a natureza nos oferece. Não desanime, incorpore um novo hábito de cada vez e loguinho, você vera a diferença enooorme na sua conta e no seu dia!

Obrigada! E se você tem mais alguma dica legal para dar, poste nos comentários, será enriquecedor para todas(os) nós!

Beijos e até mais!

A listinha de links para que você possa seguir o assunto de um jeito bem fácil:

01- Escolha fazer a sua parte – Economia de água
02- 21 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Banheiro
03- 14 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Cozinha (você está aqui)
04- 06 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Lavanderia
05- 09 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Quintal e Jardim

Autor
Escrito por

Assuntos Relacionados

Na primeira parte desta postagem falei sobre as dez primeiras dicas sobre...

Dia 21 de março começa o outono, minha estação preferida. Não é quente demais...

Eu sou do tipo que se enfia em casa e descansa quando...

Tenho uma tia avó que já viveu momentos muito difíceis, acho até...

Deixe um comentário

Newsletter

Inscreva-se e receba as postagens no seu e-mail.
Cadastre seu e-mail:

Importante: Eu não envio spam!