economia-de-agua-quintal-518x415

Então pessoal, depois de passarmos pelo banheiro (veja aqui), cozinha (leia aqui), lavanderia (clique aqui), agora vamos às dicas de economia de água no quintal e jardim. Algumas dicas de hoje são reprises, mas é sempre válido relembrar e assim perceber que as soluções, na verdade, são hábitos que vamos adquirindo e, com o tempo, vamos aplicando no dia a dia até chegarmos ao piloto automático.

economia-de-agua-quintal-528x374

Calçada
01-Vamos considerar que a calçada seja a área pública do seu quintal e, portanto, sua responsabilidade. Mantê-la limpa é algo agradável e saudável para você e para quem a utiliza, mas também sabemos que usar a mangueira como vassoura é péssima atitude que, com certeza, vai render comentários negativos e até abordagens diretas bem desagradáveis. Afinal, todos já sabemos o quanto está grave a situação. Precisa limpar a calçada? Reaproveite a água da chuva (que só cai de vez em nunca!!!) ou utilize a água da máquina de lavar roupas, ao contrário, só vassoura e pronto! Atenção os teimosos, em algumas cidades já existe multa para a prática de uso abusivo da água!

Garagem
02- Áreas externas cobertas, mesmo com a crise hídrica, de tempos em tempos precisam ser limpas. Uma solução para grandes áreas são as máquinas de alta pressão. São muito econômicas, porém, não são baratas!

economia-de-agua-quintal-561x398

Plantas
03- As plantas precisam de água tanto quanto nós e nós precisamos delas para manter a vida no planeta, portanto, regá-las é necessário! Uma boa solução é utilizar o regador manual ao invés da mangueira, assim você não afoga as coitadas, pois segundo a nossa amiga paisagista Simone Kremp, água demais leva embora coisas importantes para a planta. Além disso, dizem que conversar com as lindinhas pode deixá-las felizinhas!!! E como você vai fazer isso lá de longe, regando tudo com aquele jato de água???

04- Outra boa ideia é jogar o gelo que sobra no seu copo lá no vaso de planta que fica dentro de casa ou em área coberta, que nunca pega chuva e só sobrevive se você molhar!

05– Também é legal aproveitar a água que você usou para lavar verduras, legumes e frutas para a rega. Só não vale usar a água que tem produto para higienizar os alimentos. É muito fácil, coloque uma bacia dentro da pia e recolha toda essa água, se necessário, deixe um balde perto, no chão, e vá juntando tudo. Depois, é só pedir para o maridão levar para fora. Essa água tem nutrientes! O mesmo vale para a água que foi utilizada para cozinhar legumes (mas, não pode ter tempero) se não for usada para sopas ou outras receitas, manda lá para o quintal… vitamina nelas!!!

06- Cobrir a terra ao redor das plantas com folhas, pedregulhos, serragem ou cascas de árvores reduz a evaporação da água e assim, diminui a frequência da rega. Em meses menos quentes é possível aumentar a distância entre regas, sem que isso prejudique as plantas. Outra dica é regá-las no período da manhã, antes do sol esquentar demais e no final do dia, para diminuir o efeito da evaporação também.

Mangueira
07- A mangueira já se tornou elemento mal visto em tempos de estiagem por ser rainha do desperdício de água. Ao utilizá-la, se não houver outra solução, instale o esguicho revolver para controlar a saída de água.

economia-de-agua-quintal-578x335

Piscina
08- Manter a piscina coberta, evita a evaporação e assim, diminui a necessidade de enchê-la para mantê-la em uso.

09- Acompanhar a previsão do tempo e aproveitar a chuva para encher a piscina, é uma boa maneira de limpá-la sem desperdício. Ao aspirar o fundo, muita água vai embora e aí, lá vem água extra para enchê-la novamente. Mantenha a piscina descoberta no período em que está prevista a chuva, e você terá sua piscina muuuuito cheia com água que caiu do céu… literalmente!rs.

E assim, finalizo mais uma postagem sobre economia de água aqui no Bem Estar/Nosso Planeta, do blog OHDECASAA!!!

Se você tem outras experiências no processo de economia de água e quer compartilhar, poste nos comentários!!! Divida com a galera sua vivência positiva em relação ao planeta! E se você curtiu o blog, dá uma chegada lá na fan Page ou assine a Newsletter para receber tudinho no seu e-mail!!! (eu não envio spam).

E para facilitar a vida, abaixo os links das postagens sobre o assunto:

01- Escolha fazer a sua parte – Economia de água
02- 21 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Banheiro
03- 14 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Cozinha
04- 06 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Lavanderia
05- 09 Dicas de economia de água no seu dia a dia – Quintal e Jardim (você está aqui)

Autor
Escrito por

Assuntos Relacionados

Na primeira parte desta postagem falei sobre as dez primeiras dicas sobre...

Dia 21 de março começa o outono, minha estação preferida. Não é quente demais...

Eu sou do tipo que se enfia em casa e descansa quando...

Tenho uma tia avó que já viveu momentos muito difíceis, acho até...

Deixe um comentário

Newsletter

Inscreva-se e receba as postagens no seu e-mail.
Cadastre seu e-mail:

Importante: Eu não envio spam!